quinta-feira, 10 de maio de 2012

Escondidinho de mandioca com carne seca

Como prometido hoje tem mais uma receita rápida e prática, eu fiz dia 01/05 dia do feriadão, para ser bem sincera quase não comi pois estava no auge da minha gripe, mais  ficou uma delicia e vale muito apena fazer.


500gr- de mandioca cozida bem mole.
3- batatas médias cozidas.
2- colheres de sopa de manteiga com sal ou margarina.
500- gr de carne seca 
Cebola á gosto
Alho á gosto.
Azeitonas.


Mode de fazer.
Coloque a carne seca  um dia antes de molho na água, troque a água sempre que possível.
cozinhe bem as mandiocas e as batatas e ainda quentes  esprema no espremedor de batatas separadamente e depois misture os dois purês em um refratário adicione as 2 colheres de manteiga e mexa bem, acerte o sal eu cozinho tanto a mandioca quanto a batata com sal, coloquei um pouco de tempero baiano, e reservo.
Cozinhe a carne seca na panela de pressão por cerca de uns 40 min, depois de fria desfia a carne.
Em uma panela frite a cebola o alho e depois coloque a carne desfiada, eu não coloco sal pois mesmo tirando o sal ela fica com um pouco, coloco um envelope de sazon vermelho, um pouco de fondor, um pouco de tempero baiano coloco as azeitonas e deixo fritar um pouco e desligo.
Em um refratário coloco parte do purê depois o recheio de carne e cubro com o restante do purê, coloco queijo ralado por cima e levo no forno para gratinar por aproximadamente 10 min, eu deixo esse tempo pois o meu marido não gosta do queijo bem gratinado sabe assim moreninho, mais se vc gostar bem gratinado deixe de 20 a 30 min dependendo do forno.
Sei que tem gente que vai se perguntar o porque da batata se é escondidinho de mandioca, a mandioca sozinha tem um gosto muito forte e acentuado e a tendencia de ressecar, ela misturada junto a batata deixa o gosto mais leve e não vai ficar tão ressecado, vai dar uma cremosidade no prato. 




Dicas.
Como disse tava doente muito mal então fui fazendo por partes, nunca tinha feito escondidinho de mandioca sempre fiz com batata, ai tive a brilhante ideia de cozinhar a mandioca e deixar ela lá por horas, quando fui amassar no espremedor foi um tormento ela fica muito seca e ressecada criou uma casca e foi terrível ai anta  aqui que estava morta de gripe decidiu que ia colocar no micro para ser mais rápido e amolecer ai ferrou de vez ressecou mais ainda, mais consegui com muito custo dar um jeito, então para não ter problemas amasse elas assim que tirar do fogo ou se caso não der antes de amassar volte com elas para a panela e deixe ferver por uns 10 min assim elas ficam molinhas de novo e hidratadas.
 A margarina que eu uso para fazer doces é a qualy sem sal, para uso em salgados uso a qualy também com sal e gosto também muito da delicia supreme ela é cremosa e fica muito boa para acrescentar em pratos que pedem manteiga. Queijo ralado eu amo o vigor para mim não tem melhor o gosto realmente é muito bom.
Essas são as dicas de hoje, na semana que vem vou postar sobre os temperos que eu gosto de usar e para quais pratos eu uso.


Informações: ateliedosdoces11@gmail.com
Fone: (11) 5475-6885 (Tim) C/ Gyselle.

Um comentário:

  1. Adorei a dica ..eu sempre faço de batata tbm ...mas vou fazer essa sua receita ..obrigada..bjs

    ResponderExcluir