sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bacalhau ao forno

Como prometido até o natal toda sexta- feira vou postar para vocês uma receita, para dar idéias do que fazer para a ceia ou levar um prato para agradar aonde você for passar sua ceia.
Essa receita me faz lembrar meu pai e minha mãe, o meu pai como um bom português adorava um bacalhau, e minha mãe como uma boa cozinheira sempre fazia no natal e na sexta- feira santa.
Infelizmente eles já não estão mais aqui, mais eu ou minha irmã seguimos sempre essa tradição ou na minha casa ou na casa dela natal é dia de bacalhau.
Vamos aos ingredientes.
1Kl de bacalhau ( essa medida dá para 8 pessoas)
1Kl de batata
3 pimentões médios ( 1 verde, 1 amarelo, 1 vermelho)
1Kl de tomate
3 cebolas grandes
4 ovos cozidos
Salsinha á gosto
Azeitonas a gosto
500 Ml de azeite
6 colheres de sopa de manteiga.
Parece dar um pouco de trabalho essa receita mais não dá tanto assim, e sem contar que fica uma delicia.
Vamos colocar o bacalhau de um dia para o outro de molho em água aproximadamente 12 horas antes do uso trocando essa água umas 04 vezes nesse período.
O bacalhau vem em uma grande peça por isso antes de colocar de molho devemos corta-los em postas mais ou menos de 8x8 cm ou o tamanho que vocês acharem melhor, depois que ele ficar 12 horas de molho para tirar o sal, levamos para cozinhar na panela e com água que cubra eles, depois de cozidos mais ou menos uns 25 min no fogo depois que a água ferveu, ou até que espete o garfo com facilidade desligamos o fogo e limpamos o bacalhau, que seria tirar a pele e o máximo de espinhas que conseguir, sempre vai passar uma ou outra.
Vamos cozinha as batatas não muito cozidas Al dente, e depois corta-las em rodelas não muito finas, vamos cortar os tomates em cubos, junto com os pimentões coloridos, cortar os ovos cozidos em rodelas e as cebolas em rodelas.
Então vamos montar nosso bacalhau, em um refratário ou
assadeira untar com um pouco de azeite, colocar as postas de
bacalhau colocar metade do tomate e pimentões cortados em
cubos, colocar as rodelas de batatas Al dente as rodelas de cebola e salpicar a salsinha e cebolinha junto com a azeitona, depois disso regar com bastante azeite e colocar 3 colheres bem cheia de sopa de manteiga, não precisa ser culinária não, é aquela que a gente come com o pão mesmo, depois repita a operação, bacalhau tomate, pimentões, batata, cebola, cheiro verde, azeitonas, regue com mais azeite e as 3 colheres de manteiga restante, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 min.
O ideal de tempo é desligar uns 15 min. depois que começar a ferver o azeite, por isso as batatas não podem estar bem cozidas, assim elas terminam de cozinhar no forno e não vão virar um purê, e o azeite não seca viu ele serve como um caldinho mesmo, então não deixe o bacalhau no forno até secar o caldo de azeite.
Uma dica que eu sempre faço. Corto os tomates e os pimentões e coloco tudo na mesma travessa depois coloco um envelope de sazon vermelho e um pouco de tempero baiano em pó que tem pimenta do reino, e tempero essa mistura, a batata cozinho com sal, e na cebola e no ovo salpico também um pouco de sazon, não coloco sal em nada, bem pq o sazon tem um pouco de sal, a manteiga que eu uso é com sal, o azeite é salgado e o bacalhau mesmo escaldado fica com um salzinho certo?
Eu adoro usar sazon nas minhas receitas, olha a propaganda, eles não me patrocinam não viu é que gostos mesmo, mais vocês podem usar o tempero que estão acostumadas, só tomem cuidado com o sal.
Sirva bem quente e com um arroz branco, garanto vai ser sucesso na certa.
E depois quero muitos comentários aqui viu, quem fizer as receitas passa no blog para falar o que acho se deu certo, e coisa e tale.

E depois quero muitos comentários aqui viu, quem fizer as receitas passa no blog para falar o que achou se deu certo, e coisa e tale.

Essa foto não é original eu peguei na internet e é a foto que mais se aproxima dele.


Fone: (11) 5475-6885 (Tim) C/ Gyselle.

Como disse aparentemente essa receita parece dar trabalho, mais em uma céia tem que ter o prato principal e esse sempre dá um pouco mais de trabalho, mais o resultado final vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário