quinta-feira, 30 de junho de 2011

A história do pão de mel

Pão de Mel nasceu na Rússia por volta do século IX, chamado de "Pryanik", era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas.
Já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da India e Oriente Médio. Entre os séculos XVII e XIX a receita se espalhou e cada região tinha a sua maneira de assar.
A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração.
Os "Pryaniks" eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de Natal, eram feitos para pobres e ricos, como presentes, para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também para pessoas doentes, com o objetivos de cura, os pãezinhos eram assados no formato de anjos.
Atualmente o "Pão de Mel" é um fenômeno em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios, se aperfeicoando e se modificando de acordo com os tempos e regiões, e tornando-se cada vez mais saboroso.

Com esse texto fica mais fácil entender o porque do costume de oferecer o pão de mel como lembrança em festas, além de fazer parte do dia dia quando bate aquela vontade de comer um doce!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário